18 de janeiro de 2012

Bolo da Moranguinho


Ingredientes
Para a massa
 
6 ovos
2 ½ xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite quente
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio de morango:
Creme:

4 gemas
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
1 caixinha de creme de leite (200 g)

Geleia de morango:

600 g de morangos
500 g de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
1 envelope de gelatina vermelha sem sabor
½ xícara (chá) de água

Para o suspiro:

2 claras
3 vezes a mesma medida de açúcar

Para a cobertura de chantilly:

1 caixa de creme tipo Chantilly (1 litro)
Morangos para o recheio e cobertura
1 lata de guaraná para umedecer o bolo


Preparo:
Como fazer o suspiro:

Coloque as claras e o açúcar na tigela menor da batedeira e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre até dissolver o açúcar. Retire do fogo e bata até formar um suspiro firme. Coloque no saco de confeitar com um bico perlê e faça um círculo sobre papel manteiga começando pelo meio. Asse em forno bem fraco para secar. Deixe esfriar.
Como fazer a geleia de morango:

Lave os morangos e escorra. Pique os morangos em pedacinhos pequenos. Coloque-os em uma panela com o açúcar e suco de limão. Deixe cozinhar e até o ponto de geleia. Tire do fogo e acrescente a gelatina previamente hidratada na água e dissolvida em banho-maria. Deixe esfriar.
Como fazer o creme para o recheio de morango:

Dissolva o amido num pouco de leite. Em uma panela coloque as gemas peneiradas, o leite condensado, o leite e o amido dissolvido. Misture tudo e leve ao fogo para cozinhar e engrossar. Tire do fogo e misture o creme de leite, deixando que esfrie. Mexa de vez em quando para não formar película. Misture a geleia de morangos e coloque na geladeira.
Como fazer a massa:

Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas na tigela da batedeira sempre batendo acrescente o açúcar. Acrescente o leite quente aos poucos, continue batendo. Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o fermento aos poucos. Acrescente as claras batidas misturando delicadamente. Asse em forno médio preaquecido. Deixe amornar e desenforme.
Como fazer a cobertura:

Bata o creme chantilly.

Montagem do bolo de morango:

Corte a massa em três partes. Umedeça a primeira camada de massa e sobre ela espalhe uma camada do creme de morango. Sobre o creme espalhe uma camada de chantilly e por cima polvilhe pedaços de suspiro picado e morangos picados. Continue nesta ordem até terminar, sendo que a última camada será de massa. Coloque a cobertura de chantilly e decore com morangos. Deixe gelar por algumas horas.

0 comentários:

Postar um comentário